INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA

Também conhecida como Termografia, esta pode ser definida como a reprodução de imagens a partir da emissão de radiação infravermelha.  Câmeras termográficas detectam o espetro eletromagnético e reproduzem a imagem dessa radiação as quais chamamos de Termogramas.

Através destas podemos facilmente localizar sobreaquecimentos em conexões, cabos, barramentos, transformadores, motores e outros equipamentos o que nos dá um seguro indicativo de defeitos. Por tratar-se de ensaio não destrutivo, onde não há a necessidade do contato físico, nem tampouco do desligamento dos circuitos ou equipamentos a serem inspecionados, a termografia é uma das mais eficientes formas de realização de manutenção preditiva em equipamentos e circuitos elétricos. Esta proporciona, além da segurança da equipe de manutenção, um excelente custo benefício evitando perdas por paradas inesperadas e possibilidade de execução de paradas para manutenção com menor tempo de execução.

Após a realização da inspeção em campo, as imagens térmicas são avaliada e tratadas no software FLIR TOOLS  com objetivo de conferir maior precisão nos valores obtidos possibilitando uma análise mais assertiva de possíveis defeitos.

servicos4

Exemplo de Tela do softwate Flir Tools


Apesar de não tratar-se de exigência legal, a termografia, se realizada de forma periódica (pelo menos anual), resulta inevitavelmente em maior segurança operacional da instalação garantindo confiabilidade e segurança a baixos custos.

Após a realização da inspeção é emitido relatório contendo:

- Dados da instalação;
- Foto digital e termograma dos eventuais pontos de aquecimento;
- Temperatura medida;
- Grau de criticidade da não conformidade;
- Sugestão de providências.
- Estatísticas

servicos5

Exemplo de Foto digital e respectivo termograma


servicos6

Análises estatísticas dos resultados


servicos7

Termovisor usado nas inspeções – Flir E-30


A PREDITIVA Engenharia e Manutenção Predial executa a inspeção em conformidade com as normas técnicas em especial ABNT NBR-15572 Ensaios não destrutivos – Termografia por infravermelho – Guia para inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos, e ABNT NBR-15866 Ensaio não destrutivo – Termografia – Metodologia de avaliação de temperatura de trabalho de equipamentos em sistemas elétricos.